Ciclo da vida: Feijão


1° etapa: plantando o feijão


Rafa participou do processo desde o início, pois queria que ele entendesse o que era aquela plantinha crescendo.


Sei que a maioria faz essa experiência no algodão, mas eu tinha minhas desconfianças se o feijão iria sobreviver alí.. rss.. Então fizemos em 2 vidros: um com terra e outro com algodão


Gente, ele curtiu muito fazer essa experiência, ele realmente se empenhou, me ajudava a regar os feijões todos os dias, colocávamos no sol de manha, na sombra a tarde e quando chovia recolhíamos.



Todos os dias ele acordava e já queria ir lá fora ver se o feijão tinha crescido, foi realmente muito impressionante, eu não achei que ele ficaria tão envolvido com essa atividade. 


Detalhe: o figurante alí ao lado é tomate.. rss.. também plantamos a sementinha e ele está crescendo lentamente, mas Rafa não esquecia de sempre trazer ele junto para a conferência! 
Bem, na verdade eu não sei se é mesmo tomate ou é mato, mas tem alguma coisa crescendo e a gente continua regando.. kkk. Vamos ver no que dá!


Conforme os feijões cresciam, fomos comparando as fases, os tamanhos. Ele entendeu cada etapa, que primeiro saiu um brotinho, depois começou a criar raízes e por ultimo as folhas.


Foi realmente muito legal fazer essa experiência com ele, ver ele ajudar em tudo, e principalmente entender o que estava acontecendo, não tenho palavras para descrever. 


Finalmente o pé de feijão já estava grandinho, já tínhamos analisado todas as fases então chegou a hora de plantar lá no quintal. Rafa disse que nosso pé de feijão vai crescer até chegar nas nuvens (ele conhece a história do João e o pé de feijão). 
Agora é só esperar ele crescer um montão e quem sabe, ver o feijão nascer de novo!


Fonte da imagem: Ciclo de vida do feijão

2 comentários:

  1. Olá! Estou adorando acompanhar seu blog. Esse ciclo do feijão você encontrou pronto na internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Fernanda, obrigada pelo carinho.
      A imagem do ciclo de vida peguei nesse site, abraço!
      http://kids.britannica.com/elementary/art-89944/A-bean-is-the-seed-of-a-bean-plant

      Excluir

Curta nossa página no Facebook