Dias da semana

Começamos a ensinar ao Rafa os dias da semana.. Ele sempre pergunta se 'hoje o papai vai trabalhar", então explicamos pra ele que é no sábado que o papai não trabalha. 
Agora ele pergunta se hoje é sábado.. rss 
Então resolvi montar esse trenzinho, com a sequencia dos dias da semana. É uma espécie de calendário, mas como ele ainda é pequeno, não vai adiantar eu fazer um calendário muito elaborado com dias, mês e etc.. Vamos começar pelos dias da semana, depois que isso estiver bem claro pra ele, passamos para os dias do mês.


O ursinho Tedy é que vai marcar os dias da semana em que estamos. Todos os dias de manhã eu venho com ele no trenzinho e avançamos para o dia seguinte. Eu sempre reforço "ontem era segunda, daí ficou de noite, o Rafa dormiu e agora estamos na terça".. algo nesse sentido, para ele entender a passagem do tempo. 


E quando tem alguma coisa específica que vamos fazer na semana, eu marco no dia com alguma figura. 
Por exemplo, essa semana vamos visitar minha família em outra cidade. Rafa está muito ansioso para ver as primas e a madrinha, ele todos os dias pergunta se vamos "xaxau de carro bem longe da didi". 
Então coloquei um carrinho no dia que vamos, assim ele tem uma noção de quantas vezes ele tem que dormir ainda pra chegar o dia. 


 Quem quizer fazer o trenzinho, tem o molde pra imprimir nessa página da Gi Barbosa - Ideia Criativa. Eu usei esse molde, apenas adaptei.

Só um detalhe que eu percebi depois, o trem ficou de trás pra frente.. rss
Nada demais, mas depois que coloquei na parede achei que ele deveria iniciar da esquerda pra direita. 
Então se vc for seguir esse molde, lembre-se de virar a cabine do trem. 

5 comentários:

  1. Amei seu blog e vou fazer um trenzinho desse p meu Matheus de 2 anos p ajuda-lo nos dias de escola e pequenas viagens que fazemos duas vezes por semanas. Bjs Rosilei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Livia, com certeza o Matheus vai adorar. bjs!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei. Que idade tem seu filho? Aqui quero algo parecido para marcar os dias do balé dela q fica me perguntando. Ela está com dois anos e meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wal com certeza ela vai adorar e vai ficar muito fácil visualmente para ela entender a passagem dos dias.
      Essa atividade fiz pro Rafa quando ele tinha 2a7m, agora ele está com 2a9m e já aprendeu direitinho os dias da semana. Grande beijo e obrigada por me acompanhar!

      Excluir

Curta nossa página no Facebook